Pesquisadores

Pesquisadores que já utilizaram o LDRX e com quem podem ser firmadas colaborações e parcerias para o uso do laboratório multiusuário.

 Prof. Dr. Valderes Drago (valderes@fisica.ufsc.br). Produz amostras na forma de pó.

 

 

Prof. Dr. Carlos Eduardo Maduro de Campos (www.pcemc.ufsc.br). Amostras em pó (inclusive pequenas quantidades < mg). Método de Rietveld (refinamento de estrutura, quantificação de fases, polimorfismo de fármacos, tamanho médio de cristalitos e microdeformação) e Fundamental Parameters Analysis (FPA) usando TOPAS. Modelagem da microestrutura usando método de Espalhamento Total e o pacote de programas DebUsSy. Determinação de Estruturas Cristalinas usando dados de DRXP e o pacote de programas DASH. Altas pressões (DAC) e temperaturas. Medidas Tensões residuais e Textura de filmes e superfícies.

Prof. Dr. Ivan Helmuth Bechtold (webpage). As atividades do Grupo de Cristais Líquidos e Micelas do Departamento de Física da UFSC junto ao LDRX baseiam-se principalmente na identificação das mesofases líquido-cristalinas exibidas por materiais orgânicos funcionais. Estes materiais são obtidos por colaborações científicas com o grupo do Prof. Hugo Gallardo do Departamento de Química da UFSC e do Prof. Aloir A. Merlo do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, os quais realizam a síntese dos compostos.  A investigação de materiais inéditos com estas características pode trazer grandes contribuições para o desenvolvimento científico nesta área de pesquisa, bem como, resultar em produtos para aplicações práticas. Este tema é bastante atual, de interesse tecnológico, e agrega novos conhecimentos aos departamentos envolvidos, propiciando novas possibilidades para a formação de recursos humanos, tanto ao nível de graduação, como pós-graduação.