Prestação de Serviços

À toda comunidade universitária e externa (outras instituições de ensino),  Empresas da Iniciativa Privada, etc.

Serviços Possíveis:

  • Identificação e quantificação de fases cristalinas e/ou amorfas de amostras em forma de pó, filmes e peças maciças de pequena dimensão e superfície plana.

  • Viabilidade para medir pequenas quantidade de pó em geometria capilar (< 3 mg amostras, ideal para cristais orgânicos).

  • Determinação de tamanho de domínios cristalinos em Nanomateriais (amostras na forma de pó).

  • Análise de fases em função da Temperatura in situ desde ambiente até 1600 °C

  • Tensões Residuais de peças maciças de pequena dimensão e superfície razoavelmente plana.

  • Reflectometria e Textura de filmes

Tabela de preços:

R$ 200,00 por hora de máquina + operador (é possível medir até 3 amostras que difratam bem/cristalinas com boa relação sinal ruído )

R$ 100,00 por hora de análise dos dados simples (para identificação de fases usando bancos de dados CSD, PDF2 e ICSD).

Um padrão de DRX é, normalmente, obtido entre 30 a 60 minutos, mas pode ser feito em até 10 minutos ou até mesmo dias, dependendo da amostra e do problema científico a ser abordado. É conveniente solicitar informações pelo e-mail acima antes do envio do formulário em caso de dúvidas, inexperiência com a técnica ou medidas em condições não usuais.

Os recursos são geridos pela FAPEU através de um Projeto de Extensão (Coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Maduro de Campos).

Para solicitar a Prestação de Serviços o responsável da Empresa/Projeto deverá:

1) preencher o formServicos_LDRX_LAMPEF_mai2024 (clique com botão direito no link, opção “salvar link como” para download do arquivo .docx) , assiná-lo e enviar cópia digitalizada para ldrx@contato.ufsc.br;

2) aguardar confirmação de viabilidade/disponibilidade de efetuar os serviços e o valor dos custos dos mesmos por parte da equipe do LDRX;

3)  Um boleto é emitido pela FAPEU e após o pagamento deste a FAPEU emite comprovante fiscal e a equipe do LDRX envia o laudo técnico;

4) enviar as amostras (juntamente com formulário assinado e, se for o caso, as fichas de segurança – material satefy datasheet) para o endereço:

Departamento de Física

Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima
Trindade – 88035-972 – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
Caixa Postal 5064

A/C Prof. Carlos Eduardo Maduro de Campos